segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VIVÊNCIA USANDO MÁSCARAS

 

Aplico essa atividade no curso de Desenvimento das Competencias Interpessoais. Ideal para ser utilizada no momento da apresentação dos participantes, ou em outro momento como por exemplo, quanto estiver trabalhando o tema Comunicação,  utilizano-a para processar o feedback.

Cada facilitador saberá o momento mais adequado para utilizá-la de acordo com o assunto em pauta e perfil do grupo. No momento da apresentação, utilizo-a como forma de proporcionar  o exercício da auto e heteropercepção.
O material utilizado é cartolina colorida, tintas, colas, gliter de várias cores,  tesouras, papéis coloridos, palitos de churrasco, CD com a música Caçador de Mim de Milton Nascimento. 

Enquanto a música toca é dado o comando para que  cada participante construa uma máscara que fale dele no momento atual, com os materiais disponíveis na sala.
Concluída a confecção das máscaras, eles caminham pela sala, observando as máscaras uns dos outros. O facilitador solicita que eles formem subgrupos escolhendo as máscaras que mais se indentificaram. Em seguida se dá inicio a apresentação das máscaras e cada um  fala de si através da sua mascara.
Numa segunda rodada, solicita que individualmente expliquem: Por que gostou das máscaras escolhidas? Qual máscara não usaria e por quê?

Finalizando, o educador explica que a auto percepção é a imagem que temos de nós mesmos e a hetero percepção se refere à imagem que temos  de cada pessoa que compõe o grupo.
É uma atividade muito rica, mobilizadora de sentimentos, porque proporciona aos participantes a autopercepção sobre seus comportamentos, autoconhecendo-se mais, compreendendo melhor a sua forma de agir no grupo, tendo conhecimento de que a sua forma de ser como por exemplo; extrovertido, introvertido, líder, passivo, controlador ou autoritário, pode afetar os outros e prejudicar a harmonia no relacionamento interpessoal. 
Os resultados que observo após a aplicação da técnica, é participação  intensa,  grupo mais aberto ao diálogo, facilidade de aproximação entre os partcipantes e feedback sobre clima organizacional mais favorável para alcance dos objetivos e metas da empresa. 

Nenhum comentário: