sábado, 12 de fevereiro de 2011

DINÂMICA DE GRUPO

A Dinâmica de Grupo surgiu em 1914, tendo-se como seu criador o cientista comportamental, Kurt Levy, fundamentando-se de que o homem vive em grupos. As técnicas de dinâmica de grupo são instrumentos, utilizados no processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
Durante muito tempo a técnica de Dinâmica de Grupo vinha sendo utilizada somente na área de treinamento, mais precisamente para integração de pessoal, psicoterapia em grupo, cooperação, liderança, iniciativa, criatividade, aquecimento, etc.
Atualmente, o método vem sendo utilizado para seleção de pessoal, pelo fato deste, fornecer uma rica informação do indivíduo, mesmo antes do trabalho.
Utlizam-se as técnicas de dinâmicas de grupo para retornar à prática, transformando-a e redimensionando-a para os objetivos a serem alcançados.
Sua utilização é muito válida para a inclusão de novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos, permitindo a expressão do que pensam as pessoas e o que sentem.

As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem:

1. Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão.
2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.
3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.

Uma técnica por si mesma não é formativa, nem tem um caráter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função de temas específicos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.a

Nenhum comentário: