sábado, 12 de fevereiro de 2011

O DIFERENCIAL COMPETITIVO DA EMPRESA

Quando o capital humano de uma empresa está adequadamente preparado pode enfrentar as contingências do mercado com competência, o que constitui o diferencial competitivo da empresa. Daí a importância em falar sobre o treinamento e desenvolvimento das pessoas.

A moderna abordagem de treinamento se diferencia da escola clássica, pois os objetivos do treinamento visam o aperfeiçoamento das pessoas, colocando-as como componente principal para o sucesso das organizações, em detrimento da visão Taylorista que valorizava tão somente a organização.

No contexto atual as pessoas passaram a ser vistas como parceiras do negócio e não mais como um problema. Desse modo, cabe ressaltar a importância do treinamento e, além deste, o desenvolvimento de pessoas para o maior aproveitamento de seu capital humano.

O treinamento tem foco no presente e busca o melhoramento do cargo atual e de habilidades relacionadas ao desempenho imediato. Por sua vez, aprendizagem caracteriza-se pela mudança comportamental e ela, fundamentalmente, surge como resultado dos esforços de cada indivíduo. Nsse sentido, o treinamento é visto como como um processo que através do conhecimento obtido, desenvolvem-se atitudes e habilidades que beneficiarão tanto aos funcionários quanto à empresa e o seu merecido sucesso.

Existe uma diferença sutil, entre treinar e desenvolver pessoas. É função do treinamento favorecer a aprendizagem de habilidades,o desenvolvimento atitudes e conceitos abstratos, enquanto o desenvolvimento de pessoas visa geralmente os cargos a serem ocupados, bem como novas habilidades, atitudes e capacidades que serão requeridas.

O processo de treinamento é dividido em quatro etapas peculiares a cada contexto da empresa:
- Diagnóstico a fim de levantar as necessidades de treinamento.
- Elaboração doprograma de treinamento
- Aplicação do programa.
- Análise dos resultados obtidos.

A avaliação final dos resultados obtidos é importantíssima, porque quando se constata que essa aprendizagem influenciou melhorias ou impactou de modo favorável os resultados mais amplos ou globais da empresa, é que pode-se afirma a validade do investimento.

O treinamento deve ser visto como parte integrante do crescimento da empresa e do processo de aprendizagem que, concomitantemente, levará ao aperfeiçoamento de seu capital humano, bem como da organização.

Alinhando estratégicamente a avaliação do seu capital humano engajado em todo o processo de gestão do negócio e aplicando o treinamento e o desenvolvimento das pessoas, favorecea percepção do colaboradore de que ele é parte influente para o bom desempenho da empresa, contribuindo, de fato, para atingir metas globais.

Maria José de Azevedo
Consultora de Desenvolvimento Humano.

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