sábado, 12 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÍSIFO

Mestre da malícia e dos truques, Sísifo entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos deuses.

Certa vez, uma grande águia sobrevoou sua cidade, levando nas garras uma bela jovem. Sísifo percebeu  a águia como sendo uma das metamorfoses de Zeus e reconheceu que era a jovem Egina, filha de Asopo, deus dos rios, com o qual fez um acordo. Em troca de uma fonte de água para sua cidade ele contaria o paradeiro da sua filha. O acordo foi feito e a fonte presenteada recebeu o nome de Pirene.

Desse modo, ele despertou a raiva do grande Zeus, que enviou o deus da Morte, Tânatos, para levá-lo ao mundo subterrâneo. Porém o esperto Sísifo conseguiu enganar o enviado de Zeus, elogiando sua beleza e pedindo-lhe para enfeitar seu pescoço com um belo colar que na verdade, não passava de uma coleira, com a qual Sísifo manteve a Morte aprisionada e conseguiu driblar seu destino.

Durante um tempo não morreu mais ninguém. Sísifo enganou a morte, porém a
rrumou novas encrencas com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisavam dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.

Tão logo teve conhecimento, Hades libertou Tânatos e ordenou-lhe que troxesse Sísifo imediatamente para as mansões da morte. Ao despedir-se de sua mulher, teve o cuidado de pedir secretamente que ela não enterrasse seu corpo.

Já no inferno, Sísifo reclamou com Hades da falta de respeito de sua esposa em não enterrá-lo e suplicou por mais um dia de prazo, para se vingar da mulher ingrata e cumprir os rituais fúnebres. Hades lhe concedeu o pedido, ele retomou seu corpo e fugiu com a esposa. Havia enganado a Morte pela segunda vez.

Sísifo morreu de velhice e Zeus enviou Hermes para conduzir sua alma a Hades. No inferno, foi considerado um grande rebelde e foi condenado por toda a eternidade a rolar uma grande pedra até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida.
Na vida real existem muitos Sísifos. São aquelas pessoas que nunca concluem o que começam. Você conhee alguém assim?

Nenhum comentário: